terça-feira, 13 de dezembro de 2011

10 dicas para economizar a bateria do iPhone, do iPad e do iPod touch no iOS 5



Todas as configurações aqui demonstradas devem ser feitas nos Ajustes do aparelho, que podem ser acessados através de seu ícone na tela dos aplicativos.





1. Redefina os Ajustes de Rede



O excessivo consumo de bateria pode se dar devido a uma configuração antiga da rede ao ser usado o backup do sistema anterior. Para normalizar isso, basta redefinir estes ajustes no aplicativo Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. Atenção: isso também faz o aparelho esquecer as senhas de redes Wi-Fi, obrigando você a introduzí-las de novo. Em compensação, isso ajuda também a quem não está conseguindo ter o Acesso Pessoal no iPhone 4.

2. Desabilitar os Serviços do Sistema (localização)

O iOS 5 introduziu algumas configurações novas de localização, que muita gente não usa. Desligá-las pode ser uma boa maneira de economizar bateria. Para isso, basta ir em Ajustes > Serv. Localização e lá no final da página (quase escondido), vá em Serviços do Sistema. Desligue os que você acha que não usa. Se não sabe quais, vá na tentativa e erro: desligue todos e observe o que muda no aparelho.


3. Não crie Lembretes por Localização

Os Lembretes por Localização (que funcionam somente no iPhone 4) são bem interessantes, mas gastam bastante bateria, porque deixam o GPS ligado o tempo todo até que o lembrete seja executado. Se você não precisa da função, procure evitá-la.

4. Desligue o Ping

Ping é uma fantástica e revolucionária rede social da Apple (#ironia) que ninguém usa. E no Brasil a função é totalmente inútil, pois não temos uma iTunes Store nacional. Portanto, desligue esta função para evitar que o aparelho entre em comunicação com os servidores da Apple por nada. Vá emAjustes > Geral > Restrições > Ativar Restrições > Ping.
 


5. Desabilite o Diagnóstico e Uso

Toda vez que algo acontece de errado no sistema (um aplicativo que fecha inesperadamente, por exemplo), um relatório é enviado automaticamente à Apple para que ela tenha consciência do problema e possa arrumar isso em futuras versões do iOS. Este feedback é muito importante, mas se você não quer que seu aparelho fique se conectando constantemente para enviar informações à Maçã, pode desligar esta opção em Ajustes > Geral > Sobre > Diagnóstico e Uso > Não Enviar.


6. Desligue o Bluetooth

Se você não usa nenhum acessório que utilize o Bluetooth, não tem porque ficar com ele ligado. Vá em Ajustes > Geral > Bluetooth e desligue-o.

7. Diminua o brilho da tela

Quanto mais forte o brilho da tela, mais energia da bateria é gasta. Por isso, tente se acostumar com um brilho baixo, alterando-o somente quando você realmente precisar. Vá em Ajustes > Brilho.

8. Reduza o tempo de bloqueio da tela

Quando você não mexe no aparelho, ele escurece a tela depois de um certo tempo, bloqueando-a para economizar energia. Você pode configurar para que este período seja de apenas um minuto, assim o aparelho não desperdiça bateria quando não está sendo usado. Configure isto em Ajustes > Geral > Bloqueio Automático.

9. Desligue a equalização de música

Nem todo mundo tem esta função ativada, mas ela gasta bateria quando usada. O aplicativo Música (antigo iPod) possui um Equalizador digital que melhora o som das músicas de acordo com a preferência do ouvinte. A função pode ser desabilitada em Ajustes > Música > Equalizador.

10. Desligue o push do Mail

Esta é só para quem realmente está com problemas de bateria, pois é uma funcionalidade interessante de se ter. Toda vez que você recebe um email, imediatamente o sistema avisa que ele chegou (se sua conta for compatível, como o IMAP do Gmail). Chamamos isso de push, que é uma notificação instantânea. Você pode desligar isso e fazer com que o sistema só busque novos emails em um certo período de tempo (de 15 em 15 minutos, por exemplo). Para modificar esta configuração, vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados.

Em geral, estas são as dicas básicas para economizar um pouco a bateria do aparelho. O iOS 5 não deve apresentar um consumo de energia anormal se estas dicas forem seguidas, mas se mesmo assim você estiver enfrentando problemas neste sentido, talvez o melhor seja restaurar todo o sistema. Se fizer isso, não esqueça de preparar antes um belo backup no iCloud de todos os seus dados, para não perder nada depois.

Creditos: Blog do Iphone
http://blogdoiphone.com/











Nenhum comentário:

Postar um comentário